Antropoantro

ANTROPOANTRO
De 1999 a 2004, Carlos Fajardo se reuniu, no Sílvia Matos Ateliê de Criatividade, com artistas de Campinas, para discutir as várias questões da arte contemporânea. Como resultado destas reuniões, formou-se um grupo, realizando sua primeira exposição em 2000, chamada Gradeação, no Ateliê. A partir de 2002, o grupo passou a se chamar Antropoantro e continua trabalhando em vários projetos. De 2006 a 2008 se reúnem com o artista Albano Afonso para discutir trabalhos e Arte Contemporânea . De 2013 até 2917  as integrantes do  Antropoantro discutiram alguns projetos  com Marco do Valle.

PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES

2022
Mínimo Múltiplo Comum- Antropoantro – Sílvia Matos Ateliê de Criatividade – 29 de outubro a 26 de novembro. Veja o vídeo. Olhe também a publicação.
Ainda Sombras – Antropoantro –Sílvia Matos Ateliê de Criatividade – CLAI Aberto. 01 de maio  a 10 de junho. Veja o video.
2018
Materialidade – Metáforas do Efêmero  Antropoantro – TOTE  Espaço Cultural – curador  Andrés Hernández –  Campinas – 8 a 26 de abril. Veja o vídeo.
Simplesmente Tempo – CIS GUANABARA– Campinas – Homenagem ao prof. dr. Marcos do Valle –  Antropoantro – 17 de março a 13 de abril. Veja vídeo.
2017
Simplesmente tempo – Sílvia Matos Ateliê de Criatividade – Curadoria do Professor Doutor Marco do Valle. 25 de novembro a 09 de dezembro. Vide vídeo.
2015
Anotações Sobre os Pecados – Museu da Imagem e do Som, Campinas, SP. Abril. Veja Arte 117Antropoantro 15 Anos -Exposição no CIS Guanabara de Campinas – 1 de setembro a 1 de outubro. video Montagem. Veja ainda Vernissage e catálogo.
2014
Lavanderia – Galeria de Arte da Escola Comunitária de Campinas, Campinas, SP. Junho. Veja.
2013
Cartão postal do Antropoantro na Ocupação Marta Traba 15/30 – Cartografias Contemporâneas – Memorial da América Latina, São Paulo, SP. Outubro. Veja postagem.
Metrô Campinas – cartão postal do Antropoantro no Congresso Internacional Cidades Criativas – Faculdade de Educação da UNICAMP – Campinas. Agosto. Veja postagem.
2012
Livro Imagem/Livre Imagem – Centro Cultural USP São Carlos – 04 a 31 de outubro. Veja.
Hileia na UFSCar – Biblioteca Comunitária da UFSCar -03 a 31 de outubro. Veja vídeo. Veja Entrevista.
Museu em Construção – Exposição Arte Nossa – MAM – Estação Cultura – Campinas – 01 de outubro a 16 de novembro.Veja postagem.
Antropoantro em todos os lugares – 03 exposições: Museu do Vazio, Livro Imagem/Livre Imagem, Hileia no Museu – Museu de Arte Comtemporânea de Campinas – junho, julho e setembro. Veja o video.
2011
Hileia na Espanha – Centro Cultural Casa do Brasil – II Congreso Internacional de Ciudades Creativas – Espanha -outubro. Veja vídeo.
Hileia no Ateliê – Sílvia Matos Ateliê de Criatividade – (Grande tela e arte postal) Campinas – maio. Vídeo 1 Vídeo 2
2010
Instalação Fotográfica da Lavanderia – MAM – Campinas – Ass.Atlética Ponte Preta (agosto).vídeo.
Lavanderia – Galeria Casa da Xiclet – São Paulo – (jul/ago).Veja vídeo
 Dez Anos Antropoantro – Sílvia Matos Ateliê de Criatividade (maio/jun).Veja vídeo e postagem.
2009
 Exposição Comemorativa dos 30 Anos da EPTV – Museu de Arte Contemporânea de Campinas. (novembro 09/janeiro). Veja o vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=Eeam9V6BFGA
Livro-imagem/livre-imagem – Galeria de Arte Unicamp/IA – maio. Veja o vídeo
Antropoantro no Cubo Branco – Museu de Arte Contemporânea de Americana Centro de Cultura e Lazer António Zoppi – junho/agosto. Vídeo.
2008
Vendo a vida passar – MAM – Jockey Clube de Campinas (agosto/setembro). Veja postagem.Olhe o vídeo.
Cubo Branco na Paralela ao 33° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo – Sala de Cultura  (agosto) ano 2008. Veja esta postagem.
Multiplicidade do Antropoantro
. Café & Arte do Tilli Center de Barão Geraldo, Campinas, SP. Janeiro.Veja postagem. – Museu do vazio, paralela ao 40° SAC de Piracicaba – Centro Cultural Martha Watts – Piracicaba – SP- outubro. Veja. Olhe ainda o vídeo.
2007
Antropoantro no Cubo Branco.  Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Campinas, SP. Julho/Setembro. Veja fotos. Examine também o vídeo.
2004
ENTRE (site-specific) – Sílvia Matos Ateliê de Criatividade (Campinas/SP – 2004). Esta exposição é um desdobramento do projeto EnRede. Vídeo.
2003 /2002
Kairós
– Unicamp – Espaço Cultural do IMECC (Campinas/SP – 2003)
– Espaço Cultural Faculdades Tancredo Neves (São Paulo/SP – 2002)
– Casa do Povoador (Piracicaba/SP – 2002)
2001
Átimo – Tênis Clube de Campinas (Campinas/SP – 2001)
Speculum – Centro Cultural Evolução (Campinas/SP – 2001)
2000
Gradeação – Sílvia Matos Ateliê de Criatividade (Campinas/SP – 2000) e Associação dos Artistas Plásticos de Araçatuba (Araçatuba/SP – 2000)

EVENTOS
2009
Instalações no lançamento do CD Texturas de Caio Barini – Céu Aberto Arte e Consciência- Campinas  (dezembro)
23º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre – Palestra  O Artista e sua Obra – julho
2ª Bienal B de Porto Alegre – Setembro a Novembro. Vide vídeo da abertura no link www.youtube.com/watch?v=kh1odf-g2oA#watch.main.area

PROJETOS EXECUTADOS

2018
Intervenção Urbana do Antropoantro. Postagem.
2013
Obras que trabalham com a memória dos espectadores. Cartões postais.
Ocupação Marta Traba 15/30 – Cartografias Contemporâneas – Memorial da América Latina – outubro de 2013. Veja postagem.
 Deixe o carro em casa e vá de metrô. III Congresso Internacional de Cidades Criativas -Unicamp – agosto. Veja postagem.
2008
Obras que trabalham com a memória dos espectadores. Cartões Postais. A Escultura que não deu certo no vazio da 28ª Bienal de São Paulo. Veja postagem.
Museu do vazio, paralela ao 40° SAC de Piracicaba – Centro Cultural Martha Watts (Outubro). Veja. •EnRede1° Festival Paulinia de Cinema – Intervenção Urbana. Veja postagem.
De Passagem. Espaço de Arte. Centro de Convenções Unicamp Fevereiro/Março. Veja.
Uma escultura que não deu certo – Viagens pelo mundo – Inglaterra (Londres e Liverpool), Argentina e Estados Unidos. Vídeo.
2007
Obras que trabalham com a memória dos espectadores (cartões postais):
o 14º Salão de Arte Contemporânea de Campinas – Intervenção na Torre do Castelo – “O que vemos, o que nos olha”. Veja postagem..
o 39° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba – Instalação nas torres de sustentação da estrutura sobre o Rio Piracicaba – “Descobrindo Volpi na Ponte Pênsil”.Veja postagem..
o 4ª Mostra Latino-Americana Vento Sul – Projeção na fachada do Museu Oscar Niemeyer de “U ma escultura que não deu certo”. Veja postagem..
o Virada Cultural Campinas – Instalação do Teatro Municipal de Campinas na loja que atualmente ocupa parte do local onde era o teatro. Veja postagem..
Antropoantro na Escola. Escola Pan-Americana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Outubro. Veja.
Antropoantro na Galeria de Arte da Escola Comunitária. Projeto “O Artista na Escola”. Local: Escola Comunitária de Campinas, Campinas, SP. Abri/Maio, Veja
Antropoantro no Casarão. Exposição do Grupo Antropoantro, selecionado pelo Edital do FICC de 2006. Local: Casarão de Barão Geraldo, Campinas, SP. Março/Abril. Veja.
Ocupação – Ocupação artística realizada na Esamc de 16/10 a 09/12 de 2006. Catálogo.
CirculAções – uma escultura que não deu certo. Catálogo.
Museu do Vazio (Virtual) – Postagens no Instagram e no Facebook. Veja    1) https://web.facebook.com/m.vazio.antropoantro 2)https://www.instagram.com/museu_do_vazio___antropoantro/ 
• Blog do Antropoantro –  Veja http://antropoantro.blogspot.com/

Beth Schneider (Porto Alegre/RS)
Graduada em Letras pela PUCRGS. Participou de diversos cursos que lhe deram embasamento na área de Artes Visuais, dentre eles: aulas de arte contemporânea no Sílvia Matos Ateliê de Criatividade, Escultura III, matéria oferecida pelo Instituto de Artes da Unicamp e seminários ministrados por Carlos Fajardo. Com colagens de sorrisos, recortados de revistas de moda e aplicados em imagens sacras, Beth Schneider faz interferências que criam uma atmosfera de tensão, causando uma profunda sensação de estranhamento que rompem com as significações tradicionais da nossa cultura.

Inês Fernandez (Curitiba/PR)
Graduada em Letras pela PUCC/Campinas. Cursou disciplinas na Escola de Belas Artes do Paraná. Desde 1993 vem participando de exposições e salões nacionais de arte contemporânea. Participou de projetos como “Objeto e Instalação” do MUBE, São Paulo. Atualmente está sendo orientada por Carlos Fajardo, no Sílvia Matos Ateliê de Criatividade, em Campinas. Tem como referências os artistas Duchamp, Beuys, Hélio Oiticica, Geraldo de Barros, além de seus mestres Carlos Fajardo, Nazareth Pacheco e Alberto Teixeira. Tanto na pintura como na fotografia, objeto ou instalação, seu trabalho reflete as contradições da arte e da vida contemporânea.

Lalau Mayrink (Ponte Nova/MG)
PhD em Lingüística pela State University of New York at Buffalo e docente no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp desde 1981. Iniciou sua formação em Artes Visuais em 1992, tendo recebido orientação dos artistas Sílvia Matos, Afrânio Montemurro, Marco do Valle, Hélio Sôlha (fotografia) e Carlos Fajardo. Desde 1993 vem participando de exposições e projetos coletivos. Em seu trabalho mais recente tem priorizado a fragmentação de imagens obtidas via fotografia, a reconstrução, via colagem, e a repetição de padrões obtidos, incorporando, ainda, indícios da passagem do tempo.

Olívia Niemeyer (Rio de Janeiro/RJ) www.olivianiemeyer.com.br
Formada em Língua e Civilização Francesa. Mestre em Lingüística Aplicada na área de Tradução (Unicamp). Atualmente estuda filosofia. Recebeu orientação de Nair Kremer, Vera Ferro e Carlos Fajardo. Participa de salões, exposições coletivas e individuais desde 1998. Como tradutora de filosofia publicou ensaios em revistas e livros para a Unicamp e UNESP. Seu trabalho em artes plásticas privilegia formas interrompidas e fragmentadas, focos de dispersão e multiplicidade.

Sílvia Matos (Campinas/SP)
Graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unicamp. Voltado para cursos, workshops e exposições de artes, o Sílvia Matos Ateliê de Criatividade é montado em 1991. Em 1995, recebe O Título Benemérito da Unicamp e no ano posterior é catalogada no Women’s Art Library, Londres. Na área de Artes Visuais, recebeu orientação de Mary Drischtel, Marco do Valle e Carlos Fajardo. Desde 1980 participa de salões e exposições no Brasil e exterior. Seus projetos em pintura, multimídia, instalação ou fotografia demonstram a preocupação com a inclusão do olhar do espectador como quem busca, no tempo, a cumplicidade necessária para o desvendamento da obra.

Tina Gonçalez (Assis/SP)
Graduada em Artes Plásticas e Desenho pela PUC/Campinas. Mestre e Doutoranda pelo Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp. Complementou estudos na área de Artes Visuais com Alberto Teixeira, Nazareth Pacheco e Carlos Fajardo. Participa de exposições desde 1978, com projetos em pintura, objeto, instalação e fotografia. Seu trabalho atual, pautado na utilização da fotografia como suporte imagético de um discurso, está voltado para o diálogo existente entre a ação e o conceito da obra de arte.

Vane Sanchez Barini (São Paulo/SP)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fau, dedica-se principalmente à fotografia, tendo estudado com o fotógrafo Fábio Fantazzini de 1988 à 1991. Participa do Curso de Mitologia ministrado pela Dr. Elisabeth Nanni desde 1988. Na área das Artes Visuais recebeu orientação de Guto Lacaz e Carlos Fajardo.Vem participando de exposições desde 1971 e dentre elas destacamos “Campinas 220 Anos” no Instituto Cultural Itaú, em 1994